A adaptação da HBO de The Last of Us fez uma pequena mudança na ocupação de Joel no apocalipse. The Last of Us, da HBO, finalmente chegou e é absolutamente fantástico. É o mais fiel possível aos jogos e isso é por design. Não só o criador da série, Neil Druckmann, ajudou a escrever, produzir e dirigir o showrunner, mas o showrunner Craig Mazin é um grande fã dos jogos e estava muito interessado em garantir que eles se ativessem aos jogos e não o preenchessem com um monte de enchimento. No entanto, dado que este é um novo meio e não há horas de combate e jogabilidade, há muito tempo que pode ser usado para expandir a história, os personagens e até mesmo fazer alguns pequenos ajustes.
No jogo, não vemos muito da vida de Joel na zona de quarentena antes que ele seja empurrado para um monte de ação e aventuras de alto risco. Ficou um pouco ambíguo, mas sabemos que ele é um contrabandista. Em The Last of Us, da HBO, temos muito mais informações sobre como é o dia a dia dele e isso revela que ele não é apenas um contrabandista, ele é um traficante de drogas. Em um ponto do primeiro episódio, Joel se aproxima de um guarda QZ e vende-lhe um pouco de hidro, que é um opioide. Joel observa que não sabe de onde seu fornecedor os obtém, sugerindo que isso faz parte de uma operação maior. Ele também usa isso como uma oportunidade para obter informações privilegiadas sobre o que está acontecendo ao redor do QZ e para proteger um caminhão para que ele possa procurar Tommy. Mais tarde no episódio, o guarda pega Joel e Tess escoltando Ellie para fora do QZ, levando-o a deter o trio. Ellie retalia e Joel tem flashbacks da morte de sua filha, fazendo com que ele enfrente o guarda e o espance inconsciente.
Joel nunca foi exatamente um cara “bom”, mesmo que ele tenha a intenção de ser o herói de The Last of Us. Fica claro que ele tem um passado esboçado e o apocalipse o empurrou para posições desesperadas, por isso é ótimo realmente ver isso em ação na série. É uma pequena adição que aprofunda ainda mais seu personagem.
The Last of Us vai ao ar todos os domingos à noite às 21h ET na HBO.